Hora de Brincar

Quando as crianças imitam os adultos

As crianças adoram imitar as atividades diárias da mamãe e do papai, colocando todo seu esforço nisto.

imitazione-degli-adulti-nel-bambino

Para as crianças, os brinquedos não são simplesmente uma fonte de diversão - eles são, de fato, fundamentais para permitir que elas conheçam a si mesmos e seu ambiente circundante, desde as primeiras explorações de objetos até um conhecimento consciente da realidade.

A importância de dar um bom exemplo

Consequentemente, construir um senso de realidade depende em parte do processo de imitação. É por isso que durante o segundo ano de vida, as crianças começam a imitar as situações que eles encontram diariamente; eles começam a interpretar o ambiente familiar de forma imaginativa e adoram imitar as atividades adultas, escolhendo brinquedos que simulam o mundo dos adultos.

Mamãe na cozinha que prepara o jantar, o mecânico que repara o carro do papai, o carpinteiro que restaura os móveis da avó e do avô - todos se tornam exemplos irresistíveis de imitação.

Os filhos desta idade adoram desempenhar esses papéis - esvaziando os móveis da casa, utilizando pequenos objetos ou regando as rosas - esse "trabalho" mantém os pequenos ocupados, e ver seu encantamento é divertido para qualquer um.

Estes são todos grandes estímulos para o desenvolvimento cognitivo da criança e ajudam os pequenos a construir uma imagem de si mesmos e um senso de sua própria identidade.

Vamos ajudá-los com os brinquedos certos

Os brinquedos que reproduzem os objetos usados ​​por adultos são, portanto, ideais nesta fase e muito atraentes para os mais pequenos.

Em um período durante o qual as crianças têm uma maior capacidade de compreender os sons que compõem o idioma, pode ser útil brinquedos bilíngües que não só os permitem imitar atividades adultas, mas também ajudar a familiarizá-los com as primeiras palavras de uma língua estrangeira em um contexto divertido.

Também lhe pode interessar

Sobre o mesmo tema

Publicação

Publicação

Publicação