Os bebês logo aprendem a associar a cadeira de alimentação às refeições e, como tal, é importante criar um ritual a ser seguido em cada refeição.
As crianças precisam do hábito e da certeza, portanto, ao se desmamar, pode ser útil criar uma espécie de ritual de alimentação, estabelecendo um lugar muito preciso dentro da casa onde seu pequeno sempre come, usando os mesmos métodos e "ferramentas" para criar uma atmosfera de calma, serenidade e partilha.
O papel da cadeira de alimentação
A cadeira tem um papel importante, pois a criança a associa de forma instantânea e instintiva com as refeições, reconhecendo-a como o local específico onde essa atividade ocorre desde o início.
Às vezes, quando os pequeninos estão chorando porque estão com fome, simplesmente sentá-los na cadeira de alimentação é suficiente para acalmá-los, pois eles percebem que, em breve, a comida chegará.
Além de a cadeira ser confortável e segura, também é importante que ela possa ser ajustada e adaptada à medida que o seu pequeno cresce, de modo que pode ser transformada em um berço reclinado nos primeiros meses e depois em uma cadeira real, quando o bebê é capaz de se sentar em uma posição mais correta.
À mesa com mamãe, papai e irmãos
O mais cedo possível, a cadeira deve ser levada à mesa onde mamãe, papai e irmãos e irmãs comem para proporcionar ao bebê uma experiência inicial de comer juntos, incentivando a aprendizagem através da cópia do comportamento de outros: como usar talheres, e o que você deve e não deve fazer na mesa. Como tal, é muito importante dar um bom exemplo, de uma perspectiva nutricional também.