Conselhos práticos sobre como tornar mais leve ser mãe e mulher ao mesmo tempo
Como conciliar nossos papéis de mulheres e mães? Quanto tempo uma mãe pode dedicar a ser mulher também? Ser mãe é bonito, mas não esqueçamos que também somos mulheres.
Ser mulher e não apenas mãe
Se tornar uma mãe não significa perder tudo o que fizemos antes. O nascimento de uma criança certamente traz algumas mudanças importantes, especialmente nos primeiros meses de vida do bebê, mas precisamos encontrar nosso equilíbrio e redescobrir quem somos. Um velho provérbio africano diz: "é preciso uma aldeia inteira para criar uma criança", o que nos dá uma ideia de quanto tempo, energia e coragem é preciso para criar uma criança hoje e quantas vezes as responsabilidades e sacrifícios tendem a recair sobre a figura materna. Todas as mães precisam aprender a arranjar tempo para si mesmas, de acordo com seu estilo de vida. Elas precisam de tempo para esportes, para compras, para o salão de cabeleireiro e/ou para uma noite fora com seus amigos.
Mães e trabalho
Hoje em dia as mães estão isoladas. E são lançadas à deriva em um mar de culpa:
- Por que você não volta ao trabalho?
- Por que você não desiste de seu emprego?
- Por que você não o leva para a creche?
- Por que você quer levá-lo para a creche?
- Por que seus avós o estão criando?
- Por que seus avós não o estão criando?
A lista poderia continuar e continuar. Com muita frequência, as mulheres se encontram em uma encruzilhada: eu deveria ser mãe ou uma mulher bem-sucedida na carreira? Surpreendentemente, as mulheres são muitas vezes forçadas a deixar seus empregos ou fazer o necessário com um emprego diferente, porque conciliar o trabalho com as necessidades de uma criança em crescimento ainda hoje é difícil.
Há uma necessidade de decisões que ajudem as mulheres a serem mães enquanto continuam trabalhando e alimentando seus interesses pessoais: sejam eles esportes, corrida, aulas de natação ou um café com os amigos. Portanto, vamos agir e nos livrar do sentimento de culpa de "não ser suficientemente maternal", porque também temos outras aspirações.
Conselhos práticos sobre como ser mãe e mulher
Não há como negar: a maternidade muda uma mulher, mas certamente é para melhor. Vamos aprender mais e nos tornar mais sensíveis a estas mudanças.
Quando nos tornamos mães, de repente não é mais apenas "eu", agora é "eu + meu bebê". O que podemos fazer para nos tornarmos mães sem desistir de ser mulheres?
● Sejamos diretas e peçamos ao papai para ajudar, compartilhando a responsabilidade de criar as crianças.
● Vamos planejar com antecedência, procurando um local especializado ou uma pessoa que possa cuidar de nosso bebê quando dedicarmos algum tempo para nós mesmas, seja para o trabalho ou outras atividades.
● Vamos entrar em contato com as mães de nossa vizinhança, para criar tanto uma rede de apoio formal quanto informal.
● Vamos cuidar de nosso corpo e de nossa mente. O cuidado pessoal é uma parte muito importante no papel de mãe: tente reservar algum tempo para você cuidar de seu bem-estar físico e mental.
● Concentremo-nos no presente e não esqueçamos que, mesmo sendo mães agora, precisamos permanecer fiéis às nossas prioridades e à nossa identidade. Toda mãe é uma mulher, e toda mulher é uma pessoa.