Os olhos das crianças devem estar sempre protegidos do sol. Desde os primeiros anos de vida. Bonés de abas largas e óculos de sol de boa qualidade: aqui estão as nossas dicas.
Por que eu tenho que usar os óculos de sol no meu filho?
Os olhos da criança merecem grande atenção. Especialmente nos primeiros anos de vida. De fato, a exposição ao sol pode causar sérios danos, porque a radiação ultravioleta atua sobre as estruturas oculares: o cristalino dos pequenos, e é extremamente transparente e não possui uma barreira natural aos raios UV. Portanto, é importante proteger os olhos sensíveis do seu filho com muito cuidado. Como? Vamos ver juntos.
Óculos de sol e chapéu
Primeiro conselho: sempre use na criança um chapéu de aba larga para proteger da luz muito brilhante. Faça-os usar óculos de sol apropriados: escolha lentes certificadas com boa qualidade ótica, que podem filtrar raios solares e reflexos. Água, rochas e areia, mas também neve e gelo, amplificam o reflexo da luz do sol e podem irritar e danificar os olhos com mais facilidade. Outros preocupações que devemos ter são as alergias: os óculos de sol ajudam a proteger os olhos da criança do contato com pólen, pó e agentes atmosféricos e desencorajam as crianças há esfregar os olhos com as mãos sujas de terra ou areia.
E se você não quiser usá-los?
E se ele fizer uma birra? Um pouco de doçura e o exemplo da mãe e do pai: se você usá-los habitualmente, o bebê vai imitá-la e os óculos de sol logo se tornarão parte integrante de sua roupa. Envolva-o na seleção do modelo e, uma vez escolhido, faça-o usar o rosto apertado para cobrir os olhos. Verifique também se os óculos são macios, flexíveis e resistentes a riscos.