A cadeira auto é a forma mais segura de transportar a criança e tem de ser utilizada em conformidade com a lei, mesmo para uma viagem curta, mesmo se estiver com pressa e mesmo se a criança não quiser.
Muitos pais desistem quando a criança faz birra, porque não se quer sentar na cadeira auto, e confiam na sua condução segura. No entanto, o risco de colisões traseiras, frenagens repentinas e curvas perigosas está acima da vontade e das precauções dos pais.
Deste modo, não ponha a criança ao colo pensando que é a melhor proteção: em caso de acidente, não conseguirá segurá-la e as consequências podem ser muito graves.
Pare o carro se a criança chorar ou tiver de ser alimentada ou mudada. Não remova os cintos de segurança, nem mesmo temporariamente, e não retire a criança da cadeira.
A cadeira auto tem de ser sempre apertada e utilizada corretamente. Recomende este comportamento também aos avós e familiares que, de vez em quando, levam a criança. Os pais devem ser os primeiros a dar o exemplo, apertando os cintos de segurança.