O caminho para a autonomia é uma etapa fisiológica do desenvolvimento das crianças. À medida que a criança cresce, mostra sua personalidade dia após dia e faz reivindicando o desejo de o "fazer sozinha", mesmo nas situações mais simples do dia a dia.
Um dos sinais mais claros de autonomia é a vontade de se vestir sozinha. Geralmente, a partir dos três anos de idade, o menino ou a menina rejeita a roupa escolhida pela mãe e querem decidir o que vestir para se sentirem confortáveis de acordo com o que eles pensam ser a sua verdadeira natureza. Por vezes, a rejeição é expressa com reivindicações estranhas, como vestir um casaco extremamente leve no inverno ou peças de conjuntos diferentes, que são absolutamente improváveis. Não é raro as famílias terem todas as manhãs discussões cansativas sobre o que a criança deve usar na escola, o que afeta a disposição de cada um.
Pode ser útil escolher a roupa na véspera; um momento de diversão que, ao mesmo tempo, dá responsabilidades à criança, ajudando-a a planear o que vai vestir com base no estado do tempo e nas necessidades do dia seguinte. Deste modo, aprenderá a planear também outro aspeto do seu dia a dia e as suas futuras atividades. Podem, por exemplo, ver a previsão do tempo juntas e pensar nas atividades do dia seguinte para escolher a roupa mais adequada. Podemos orientá-la discretamente nas suas escolhas, mas dar-lhe liberdade para expressar os seus desejos e gostos pessoais. É a única forma de ela aprender a avaliar, julgar, decidir, tal como os adultos.