Brincar para crescer!

Como escolher o brinquedo mais adequado para a idade do seu filho.

brinquedoschicco-1

A felicidade de crescer em todos os sentidos.

Um bebé a brincar é uma imagem pura e inocente capaz de provocar um sentimento de ternura e serenidade a quem o observa. Mas brincar não é apenas um forma de distração. Brincar é o "trabalho" do bebé, uma forma de descobrir as suas capacidades e de explorar o mundo que o rodeia.

brinquedoschicco-1 brinquedoschicco-1

Do nascimento ao 3º mês: olhar, sentir e tocar

Durante os primeiros meses de vida, o bebé, através dos sentidos, apercebe-se e começa a apreender o ambiente que o rodeia. Tudo o que o rodeia, os sons, cores e cheiros, são uma importante fonte de estimulos, essenciais para o seu desenvolvimento.

brinquedoschicco-2 brinquedoschicco-2

Do 4° ao 8° mês: embalar, agarrar, acariciar

O bebé é capaz de testar todos os objetos à sua volta, usando todos os sentidos, e começa a comunicar e a interagir com os pais através de sons repetidos. É o momento ideal para começar a brincar com formas e materiais diferentes.

brinquedoschicco-3 brinquedoschicco-3

Do 9° ao 12° mês: agarrar e soltar, deslizar e gatinhar

As capacidades motoras do bebé estão a evoluir: chegou o momento de explorar, de gatinhar e de dar os primeiros passos; o bebé está fascinado pelos brinquedos que estimulam movimentos e por tudo o que possa ser montado ou desmontado. Os brinquedos Primeiros Passos ou cavalgáveis, para empurrar e sentar, vão fazê-lo sentir-se crescido.

brinquedoschicco-4 brinquedoschicco-4

Do 12° ao 18° mês: compreender, falar e movimentar

À medida que o tempo passa, a criança aprende a melhorar a sua coordenação motora, bem como a sua estabilidade. Adora arrastar e movimentar os seus objetos favoritos. Durante este período, começa a usar algumas palavras e a compreender várias partes da linguagem dos adultos. 

brinquedoschicco-5 brinquedoschicco-5

Do 18° ao 24° mês: movimentar, imaginar e comunicar

Durante este período, a criança é mais independente e capaz de coordenar os seus movimentos utilizando, por exemplo, um triciclo ou telecomandos. Adora ser protagonista enquanto brinca; usa brinquedos que falam, que interagem e que lhe permitem expressar o seu imparável desejo de comunicação.

brinquedoschicco-6 brinquedoschicco-6

Depois dos 24 meses: imitar, criar e socializar

A criança está claramente a desenvolver a sua capacidade de imaginação e utiliza o simbolismo para interpretar, ver e sentir o mundo.Os seus brinquedos preferidos são aqueles que dão mais aso à sua fantasia e criatividade.