Hora de se Vestir

Qual tipo de sapato é o melhor?

Um sapato para cada idade: algumas dicas sobre como escolher o calçado certo

come-scegliere-la-scarpina-giusta

Aqui estão alguns conselhos para escolher o sapato certo que atenda as necessidades de desenvolvimento fisiológico do pé do bebê, acompanhando o seu pequeno nos primeiros passos para descobrir o mundo.

Nos primeiros meses de vida, antes de seu pequeno começar a experimentar o movimento, o sapato tem apenas um valor estético, além de proteger o pé contra frio ou solavancos. À medida que as crianças crescem, o sapato torna-se cada vez mais importante: deve permitir que os pequenos colocem seus pés confortavelmente no chão, incentivando a aprendizagem progressiva do movimento de pisada correto.

Criamos uma lista de algumas das principais características a serem consideradas ao escolher o sapato certo, desde o nascimento, aos nove meses e aos doze meses.

Como escolher um sapato para os primeiros meses de vida

Para os recém-nascidos, o propósito do sapato é meramente estético e protetor, e como tal, os aspectos a serem considerados na escolha são, principalmente, em relação aos materiais.

Nos primeiros meses de vida, o sapato deve ser macio, leve e não estruturado, feito de materiais flexíveis e respiráveis. O formato deve ser arredondado, deixando o pé livre para se mover, e a abertura deve ser larga, de modo que o sapato seja fácil de colocar.

Como escolher um sapato aos 9 meses

Em cerca de 9 meses, os pequenos começam a engatinhar e a explorar o ambiente circundante. Nesta fase, o sapato deve permitir que o pé se mova sem qualquer restrição, garantindo flexibilidade e sensibilidade às superfícies em que é colocado.

Por esta razão, é importante escolher um sapato leve com uma sola macia que seja muito flexível nos pontos certos, para suportar o movimento natural do pé durante as primeiras tentativas de mudança e rastreamento do bebê.

Como escolher um sapato aos 12 meses    

Com 12 meses, as crianças começam a dar seus primeiros passos, experimentando uma nova e intoxicante forma de independência.

Quando os bebês dão os primeiros passos, o pé começa a receber estimulação plantar, fortalecendo o músculo e auxiliando na formação correta do arco do pé. Nesta fase, os pequenos aprendem gradualmente a dinâmica da caminhada.

Para crianças desta idade, é importante selecionar um sapato flexível com uma palmilha que possa estimular suavemente a sola do pé, como ocorre quando os pequenos andam com os pés descalços em superfícies irregulares.

O solado é um dos principais aspectos a serem considerados ao escolher um sapato - deve ser capaz de suportar o movimento correto do pé ao pisar.

Por esta razão, é crucial que a sola seja flexível, com diferentes espessuras nas várias áreas, fendas e dobras para suportar o movimento natural e a flexão fisiológica do pé durante a caminhada.

Também lhe pode interessar

Sobre o mesmo tema

Publicação

Publicação

Publicação