Hora de Dormir

Sono Seguro: 5 dicas para dormir em paz

Especialmente durante os primeiros meses de vida, alguns cuidados são necessários. Descubra quais são!

nanna-sicura-1

Proteger o sono do bebê é importante. O mundo pediátrico atual aconselha que nos primeiros meses de vida o bebê deve dormir perto da mãe, no quarto com os pais.

A proximidade tem muitas vantagens: facilita a alimentação noturna e o cuidado com o recém-nascido, transmite bem-estar e serenidade à mãe e ao bebê e favorece o vínculo. E é certamente um fator extra de segurança: de acordo com estudos recentes, dormir perto do bebê reduz em 50% o risco de morte súbita.

Aqui estão algumas dicas para dormir bem (e tranquila, com certeza!):

1. Não deixe o bebê dormir na cama com você

Pelo menos durante os primeiros meses de vida: o dormir na mesma cama pode aumentar o risco de sufocar ou super aquecer. Deixe-o no berço: de preferência coloque-o ao lado da cama, para que o bebê possa sentir sua presença.

2. Deixe o bebê dormir de bruços

Em uma superfície plana e rígida, com uma base bem definida, evitando almofadas ou materiais macios e volumosos. Almofadas de amamentação são úteis se o bebê estiver acordado, mas nunca devem ser usadas para fazê-lo dormir, seja no berço ou na cama dos pais.

3. Não cubra a criança demais

Evite cobertores ou colchas volumosas, não super aquecer o quarto e colocar o berço longe de janelas e aquecedores.

4. Fumar em ambientes frequentados pela criança pode prejudicar sua saúde

Não fume, pelo menos quando estiver em casa e mantenha dentro da ar na sala sempre fresco e limpo.

5. Use a chupeta: outro aliado para dormir tranquilamente

De fato, estudos mostram que a chupeta durante o sono, tanto noturna quanto diurna, fornece proteção adicional contra a morte súbita.

 

*SIDS e Outras Mortes Infantis Relacionadas com o Sono: Expansão das Recomendações para um Ambiente de Sono Infantil Seguro - Grupo de Trabalho sobre Síndrome da Morte Súbita Infantil - Pediatria 2011

Também lhe pode interessar

Sobre o mesmo tema

Publicação

Publicação

Publicação