Hora da Papa

Desmame e independência com os bebês

Do ponto de vista psicológico, o desmame é o primeiro passo importante no desapego parcial da criança da mãe e representa um movimento inicial para a independência da figura materna. Aqui estão alguns conselhos para ajudá-la a orientar seu filho para a aquisição da independência, começando na mesa.

autonomia-pappa

O desmame é um processo delicado, não só de uma perspectiva nutricional, mas também no que diz respeito ao desenvolvimento da autonomia e da independência. É importante orientar os pequenos ao longo desta fascinante jornada de conscientização, como, mordida após mordida, eles descobrem autonomia crescente e independência.

Respeite o tempo de seu bebê

Em primeiro lugar, tente respeitar o tempo de seu bebê, apoiando esta delicada transição de forma calma. Os pequenos não devem ser forçados ou ordenados a comer - eles são os que mostrarão os primeiros sinais de estarem prontos para a mudança, ficando distraídos ao alimentar e demonstrando curiosidade no que mamãe e papai ou irmãos mais velhos estão comendo.

Evite forçar os pequenos a comer

Em qualquer caso, os alimentos devem ser oferecidos ao bebê sem obrigação de comer - às vezes, várias tentativas podem ser necessárias. Apesar de uma sensação de curiosidade, de fato, um grau de cautela quando se trata de novos alimentos é normal, e forçar estes em pequenos pode levar à recusa, o que pode continuar ao longo do tempo.

Sente-se à mesa com um sorriso

As refeições não devem ser acompanhadas por ansiedades e tensões, e a comida não deve ser usada como um prêmio ou uma punição - a atitude dos pais é fundamental para desenvolver uma abordagem positiva aos alimentos que irão acompanhar a criança até a idade adulta.

Também lhe pode interessar

Sobre o mesmo tema

Publicação

Publicação

Publicação