Hora de Amamentar

A magia da amamentação

A amamentação oferece inúmeras vantagens e benefícios, não só do ponto de vista nutricional, mas também de uma perspectiva psicofísica, bem como em termos de relacionamento entre mãe e bebê. Vejamos o porquê.

momento-magico-allattamento

1. É o melhor alimento para o bebê

O leite materno é o melhor alimento para os recém-nascidos porque contém todos os nutrientes necessários para satisfazer plenamente todas as necessidades dos bebês com idade até 6 meses, garantindo um crescimento adequado e uma melhor proteção contra infecções.

2. Força para a mãe e para o filho

Os benefícios da amamentação são inúmeros para ambos, curto e longo prazo: as células, hormônios e anticorpos no leite materno ajudam os bebês a construir sua defesa contra as doenças, enquanto as mães que amamentam têm menor risco de desenvolver certas doenças.

3. Está sempre pronto, disponível e seguro

O leite materno é livre, está sempre na temperatura ideal e é perfeitamente digerível para o bebê, é extremamente conveniente para a mãe. Livre de contaminação e não há riscos associados à preparação, tornando-o totalmente seguro para os mais pequenos.

4. Ele aproxima a mãe e o bebê e cria uma sensação de bem-estar em ambos

A amamentação é muito mais do que simplesmente um meio de satisfazer uma das necessidades fisiológicas primárias do bebê: também é um momento de conexão entre mãe e bebê, cheio de emoções e sensações. Cumprir esta necessidade fornece um sentimento profundo de bem-estar e tranquilidade, e dá às mães uma sensação de gratificação, fazendo-as sentir que são essenciais para o crescimento e desenvolvimento do bebê.

Todas essas vantagens e benefícios levaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) a recomendar a amamentação durante pelo menos os primeiros seis meses de vida do bebê e as mães são encorajadas a manter o leite materno como a principal fonte de alimento até o primeiro ano de vida e além de, gradualmente, introduzir outros alimentos.

Também lhe pode interessar

Sobre o mesmo tema

Publicação

Publicação

Publicação