Berço ou cama de grades?

São muitos os pais que se perguntam qual o local ideal para a criança dormir

file

Durante os primeiros 3-4 meses, é aconselhável deixar o bebê dormir no seu berço, porque é um local confortável e seguro que o faz sentir protegido e seguro, lembrando as sensações que tinha mesmo antes de nascer. Aconselhamos a manter o berço perto da cama dos pais porque a proximidade mãe-bebê tem um efeito positivo para ambos e protege o bebê do risco de SMSL. Por outro lado, não é aconselhável levar o bebê para a cama dos pais porque é perigoso para ele! Muitos pais utilizam o moisés para o bebê dormir; tem certamente as dimensões adequadas, mas sendo utilizada para os passeios ao ar livre ou no automóvel, pode estar cheia de impurezas e assim torna-se pouco saudável.

Quando, mais tarde, o bebê atingir um certo grau de liberdade de movimentos, é aconselhável mudá-lo para uma cama com grades, no seu próprio quarto, certificando-se de que o produto cumpre os requisitos de segurança estabelecidos pela legislação, principalmente em relação à distância entre as grades (6,5 cm), de modo a evitar que fique com a cabeça presa. 

Quando o bebê tiver crescido o suficiente para tentar subir nas grades, pode revelar-se menos perigoso baixá-las para uma altura que seja suficiente para o proteger enquanto dorme, deixando-o no entanto livre para descer da cama quando quiser. 

Relativamente à almofada, tem de ser muito baixa, fabricada com material viscoelástico para evitar o achatamento da cabeça devido à posição de barriga para cima. Posteriormente, opte por uma almofada de estrutura alveolar, antissufoco e antiácaros.

Também deve dedicar alguma atenção ao colchão, que deve ter o mesmo tamanho do que a cama para evitar espaços perigosos em que o bebê possa ficar preso; além disso, convém ser antiácaros, hipoalergénico e transpirável.