Os primeiros sapatinhos do bebê

Os sapatos têm de respeitar as necessidades do pé do bebê e deixá-lo livre para crescer.

file

O pé desempenha um papel fundamental no desenvolvimento motor da criança. Tem de ser protegido e respeitado usando sapatos adequados que acompanhem e favoreçam o seu desenvolvimento fisiológico.

Durante os primeiros meses de vida, o pé de uma criança atua como um órgão sensorial; a sua superfície recolhe os estímulos táteis, térmicos e de dor no ambiente circundante. A criança usa o pé para explorar, tocar e experimentar os objetos que a rodeiam.

O pé é apenas parcialmente ossificado e está exposto a qualquer compressão, por mais leve que seja, como as posições adotadas pela criança quando está a dormir.

Por este motivo, devemos deixar a criança descalça o mais possível e colocar-lhe sapatos apenas quando tivermos de proteger seus pés delicados do frio ou de possíveis impactos. Devemos escolher calçado leve e sem estrutura, fabricado com material extremamente macio e transpirável, com um formato arredondado para deixar o pé livre para se movimentar e com uma abertura larga para uma colocação mais fácil.