A conquista do espaço!

Impulsionado pelo desejo de explorar o seu ambiente, o bebê testa as suas capacidades motoras ainda hesitantes...

file

O bebê está crescendo, a sua estrutura física está ganhando força e a sua capacidade de coordenação dos movimentos está a tornando-se cada vez mais segura: o bebê começa a se deslocar no seu ambiente, engatinhando ou recorrendo às suas técnicas de movimentação especiais. Posteriormente, com cerca de um ano de idade, chega o momento mais aguardado: os primeiros passos hesitantes para se deslocar sozinho.

É uma grande proeza para ele, é uma primeira forma de independência que permite se deslocar de forma autônoma para explorar as divisões da casa e descobrir objetos que antes estavam fora de alcance. Os seus progressos enchem-no de satisfação e levam-no a tentar sempre experiências novas. O bebê consegue finalmente chegar às mesas e aos móveis da casa, bem como, subir de forma assustadora aos sofás, cadeiras e almofadas.

Todas estas tentativas, umas vezes bem-sucedidas, outras vezes não, desenvolvem não só a sua coordenação motora e o seu equilíbrio como também o sentido de segurança e a autoconfiança, fazendo-o se sentir "grandinho". 

Não nos podemos esquecer que cada criança tem o seu tempo de desenvolvimento, incluindo o desenvolvimento motor, que tem de ser respeitado, sem qualquer comparação nem receio. No entanto, podemos proporcionar à criança a possibilidade de "treinar" estas capacidades motoras através de brinquedos desenvolvidos especificamente para acompanhar a sua evolução. Brinquedos cavalgáveis para se deslocar em casa ou no jardim, primeiro com alguma ajuda dos pais e depois com cada vez mais autonomia. São brinquedos que a criança pode empurrar, montar ou utilizar como suporte para os seus primeiros passos, possivelmente levando num "esconderijo secreto" os seus objetos favoritos que a acompanham sempre, partindo à conquista do espaço...